ENS. FUNDAMENTAL I – GINCANA PEDAGÓGICA – 2017

PERÍODO: Novembro – de 22 à 24 de Novembro de 2017

Tarefas Normais

Despertar no aluno o interesse palas artes, em especial à dança, conhecendo e respeitando os seus limites, através do movimento corporal e de seu bem estar físico e social. Além de conhecer e divulgar a cultura local do município alagoano trabalhado.

Observações: NÃO SERÁ PERMITIDO CENÁRIO

• Organização
  • Desenvoltura
  • Apresentação
  • Criatividade

Despertar no aluno o interesse de conhecer o turismo, a cultura e a economia das municípios alagoanos envolvidos, para desenvolver o senso crítico em uma visão global da sociedade contemporânea. Seguindo tabela abaixo:

Turmas Lugar Contemplado
1º ANO A PENEDO
1º ANO B MARAGOGI
2º ANO A ARAPIRACA
2º ANO B PIRANHAS
3º ANO A MARECHAL DEODORO
3º ANO B PILAR
4º ANO UNIÃO DOS PALMARES
5º ANO MACEIÓ

Cada equipe deverá apresentar os aspectos históricos, econômicos, geográficos, sociais, culturais do local estudado.

Tempo de apresentação: mínimo 5min e máximo 10 min

Apresentação: Deverá conter exposição oral, criatividade, com exposição de aspectos artísticos, históricos e geográficos em um vídeo.

• Organização
  • Apresentação
  • Originalidade

Responder perguntas curtas e diretas de VERDADEIRO ou FALSO ou abertas, sobre todas as disciplinas que envolvam uma análise atualizada e contextualizada. No caso de não responder ou errar, deverá pagar uma prenda ou um desafio. A cada 5 perguntas realizadas a equipe será realizado um outro sorteio para determinação de uma nova equipe representante.

Confeccionar a bandeira do município trabalhado em material reciclado, nas seguintes dimensões: 1,0m de altura x 1,50m de largura. Usar a criatividade é o segredo.

• Apresentação do reciclado
  • Originalidade
  • Organização / Tamanho
Construir uma paródia de no mínimo 2 estrofes e no máximo 4 estrofes, ressaltando as riquezas históricas e culturais do município trabalhado. Entregar digitado tanto a paródia, quanto a letra da música original.
Responder a questões de operações matemáticas envolvendo as 4 operações; dentro do tempo estipulado. Usar o raciocínio lógico e ter bastante agilidade é fundamental.
Apresentar Cards (figuras de objetos, pessoas ou ações) e a equipe deverá apresentar pronúncia e escrita correspondente a apresentada. Tanto as imagens quanto as respostas deverão ser apresentadas no data show.
Apresentar uma experiência que envolva algum assunto trabalhado ao longo do ano letivo, podendo ser apenas uma experiência ou várias distintas, explicando cada etapa ocorrida na(s) mesma(s).

Tarefas Especiais

Mesmo com todos os avanços sociais promovidos em nosso país nas últimas décadas, a mobilização social em torno das necessidades vividas por parte da nossa população ainda se faz bastante necessária. Devido a isso a IV Gincana Pedagógica do Colégio SACRAMENTO deseja promover entre os alunos de nossa instituição valores como solidariedade, civilidade e fraternidade. Cada equipe deverá arrecadar alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal que serão repassados a uma comunidade escolhida pelo SOR, além disso deverão gravar um vídeo falando um pouco da instituição escolhida, fazendo uma entrevista com algum responsável ao término desse, tentar conscientizar os telespectadores da importância de ajudar o próximo. O vídeo deverá ser entregue até: 08/11/17. Tarefa dada é tarefa cumprida.
Cada equipe deverá criar um grito de guerra para animar a sua torcida. Grito de guerra criativo e respeitando o princípio participativo de todos.
CORRIDA E CAMINHADA

Cada equipe deverá estimular a prática de uma alimentação saudável e mostrar a importância da prática de atividades Físicas para uma boa qualidade de vida podendo divulgar externamente para amigos e familiares apoiar a sua equipe no dia da corrida caminhada aos participantes que estão apoiando a turma utilizar algum acessório padronizado pela turma indicando a cor da turma;

MARKETING DA TURMA

Durante o período de inscrição os alunos devem fazer artes para divulgação na mídia, que deve ser autorizada pela coordenação, antes de ser colocada na mídia que divulgue a sua turma e desenvolva ações e dicas para uma boa qualidade de vida (alimentação saudável, práticas esportivas, …)

Corrida do grupamento

Corrida 2,5km (para alunos) – como incentivo ao esporte cada um dos dez primeiros colocados marcam 10 pontos nas atividades gerais para a sua turma.

Corrida Geral

Os dez primeiros colocados das corridas em cada uma das categorias atendidas cada um marcará 5 pontos para a turma que está apoiando.

Cartaz quero ser saudável

Cada turma deverá apresentar no dia da corrida um cartaz de divulgação da sua turma desenvolvendo dicas para se tornar uma pessoa saudável – pontuação: 20 pontos.

Tarefas Surpresas

1º Ano A Laranja
1º Ano B Vermelho

2º ANO A Amarelo