O projeto ” Poesia que canta e encanta” mostrou  que a música das palavras pode  aumentar ainda  o interesse das crianças pela leitura e pela escrita. Mais do que isso, a poesia provoca o inusitado, o inesperado, a expansão do sentido do que pensamos e do que queremos dizer. Há coisas que só são traduzíveis por meio da poesia. Através de Vinícius de Moraes e seu clássico livro: Arca de Noé. Todas as gerações têm nos seus poemas uma porta de entrada no mundo da literatura e da música popular brasileira. Este gênero proporcionou o enriquecimento do repertório da criança, propiciando também o divertimento.

Oportunizar as crianças, o acesso ao universo literário de Vinícius de Moraes, mobilizado pela poesia, música, encenações, recitações de poesias, danças, etc.; levando-as a constituírem uma relação diferenciada com linguagem, ampliando seu vocabulário   e possibilitando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita por meio da poesia.